CINEPÓRTICO
Esse projeto visa construir o CINEPÓRTICO: uma videoinstalação holográfica, arquitetônica e estrutural original, na busca por resgatar as máquinas do tempo que possibilitam um deslocamento instantâneo no espaço e simular o efeito da máquina futurista do teletransporte – já consagrada no imaginário da ficção científica.
A obra terá o tamanho aproximado de 27m² de área (5,2m x 5,2m) e 4m de altura e materiais, como acrílicos, estruturas metálicas, câmeras de segurança, monitores de imagem e monitores de de som.
A proposta consiste em projetar em quatro lados distintos a imagem de pessoas em tamanho real em comunicação em tempo real, através de projeção audiovisual, além de outras experiências audiovisuais e poéticas possíveis de serem realizadas neste equipamento após sua finalização e inauguração.
Sendo que a previsão de realização é o segundo semestre de 2024 ou 120 dias após a captação de recursos do projeto aprovado. E a média de público a ser alcançado é de no mínimo 30 mil pessoas.
ProAC ICMS
ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Empresas sediadas no estado de São Paulo recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio.
Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais. Para as empresas há, ainda, um limite máximo de valor a ser patrocinado, que varia percentualmente segundo o volume de impostos a recolher.
O projeto foi aprovado pelo programa de incentivo fiscal ProAC ICMS, em 26 de janeiro deste ano (Código: 49130), na categoria Projetos Especiais, para captação de até 297 mil reais.
Histórico
A ideia do projeto surgiu durante a pesquisa em mestrado sobre “Cinema ao vivo e experiências audiovisuais em tempo real”, na pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), na Escola de Comunicações e Artes (ECA), pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de 2017.
A partir do esboço da ideia, foram realizados diferentes testes de projeção para esta obra, em distintas maquetes e técnicas de captação e transmissão de imagens holográficas em tempo real nos estúdios do CTR-ECA/USP, junto ao coletivo de pesquisadores do LabArteMídia e produção da Okra Filmes.
Justificativa
A importância e relevância da obra CINEPÓRTICO se dá pelo desejo e necessidade da sociedade em participar de novas experiências sensoriais e audiovisuais. Esta videoinstalação holográfica será um experimento científico, tecnológico e artístico inédito, já que não há obras com a mesma característica.
As obras em videoinstalação holográfica permitem criações tridimensionais e novas formas de expressão ao buscar expandir as fronteiras entre arte e tecnologia. O contexto de realização dessa obra é marcado pela fusão entre o digital e o físico ao combinar elementos estruturais e cenográficos ao vídeo, animação e programação a fim de criar experiências imersivas e envolventes para o público.
Assim, galerias de arte e espaços de exposição podem se transformar em ambientes dinâmicos, onde o público poderá interagir com a obra de realidade aumentada, a aumentar as fronteiras da percepção visual e oferecer ao público uma experiência única e inesquecível.
A videoinstalação abordará temas contemporâneos, como a relação entre os seres humanos e a tecnologia e questões de identidade e virtualidade, a desafiar as expectativas tradicionais da arte, convidar os espectadores a repensar a forma como interage com o espaço e a narrativa audiovisual e colaborar para criar ambientes de inovação e experimentação.
Além das projeções de pessoas em tamanho real e comunicação em tempo real, a obra permitirá novas experiências audiovisuais dentro do campo do cinema expandido, obras que ficaram consagradas a partir da publicação do livro Expanded Cinema (1970), de Gene Youngblood. Após finalizada a obra, pretendemos convidar diferentes artistas a produzir projeções que sejam projetadas neste equipamento holográfico. Sendo a transmissão de imagens de pessoas em tamanho real e em tempo real uma das primeiras experiências a serem testadas e exibidas.
Plano de Divulgação
O CINEPÓRTICO será uma obra de arte em videoinstalação holográfica para exposição de forma gratuita. Assim, não prevemos a venda de produtos/ingressos nem possuímos recursos financeiros de outras fontes para apresentação de um plano de financiamento e/ou modelo de negócio para sua comercialização neste momento.
Sendo que essa definição sobre a previsão de exibição gratuita dependerá das parcerias realizadas com os locais de exibição da obra, a definir durante a fase de planejamento, e de preferência que sejam Museus e Galerias de Exposição mantidos em parceria com o entidades públicas municipais, estaduais ou federais, de modo que a venda de entradas/ingressos não seja necessária.
À medida que novas ações não especificadas anteriormente sejam propostas e aprovadas, a execução desta obra poderá ter apoios e colaborações específicas de outras entidades públicas governamentais ou privadas durante sua execução e exposição.
A classificação indicativa da obra é livre para todas as idades, podendo atingir mais o público jovem, interessado em cenas gráficas e ficção científica, mas também pesquisadores, cientistas e cineastas interessados em realidade aumentada.
Pretendemos iniciar esta divulgação com 60 dias anteriores à data do início da exibição pública e contar com uma assessoria de imprensa especializada em atividades culturais, artísticas e científicas. Entre as diferentes ações propostas para a divulgação e disponibilização pública da obra, durante a fase de pré-produção, temos:
a) Desenvolvimento de identidade visual atraente e representativa da obra audiovisual, que seja facilmente reconhecida e associada à sua temática;
b) Criação de materiais promocionais, como cartazes, teasers, banners, flyers, posts e stories para redes sociais, com informações sobre a programação da obra e o local de exposição;
c) Preparação de release e divulgação da obra audiovisual em portais de notícias, blogs especializados em cultura e eventos, sites de cinema e entretenimento, arte e tecnologia;
d) Divulgação em rádios locais, revistas mensais e guias semanais, jornais impressos, programas e canais de TV aberta ou fechada por meio de entrevistas com a equipe de produção e reportagens sobre a produção da obra audiovisual;
e) Gerenciamento de páginas nas principais redes sociais e impulsionamentos de sites ou plataformas onlines dedicada à obra e à inovação tecnológica, onde os interessados possam encontrar informações detalhadas, imagens e vídeos sobre o CINEPÓRTICO;
f) Convites a artistas e cientistas para participarem da criação e divulgarem o projeto em seus canais pessoais;
g) Estabelecimento de parcerias com instituições culturais, órgãos governamentais e entidades ligadas às artes e tecnologias para divulgação conjunta da obra audiovisual e do local de exibição para ampliação do alcance;
h) A mensuração dos resultados será realizada por meio de análise de métricas das redes sociais, acompanhamento da cobertura midiática e preparação de clipping.
Contrapartidas
- Disponibilização da logomarca conforme guia de utilização da patrocinadora em todos os materiais de divulgação impresso ou digital, como cartazes, flyers, folders, entre outros.
- Realizar artes gráficas para materiais de divulgação da exposição da obra.
- Divulgar o nome e logomarca da patrocinadora nas vinhetas de abertura das exposições e nas falas orais do mestre de cerimônias.
- Permitir a entrega de brindes da patrocinadora nos locais da exposição.
- Isentar a patrocinadora de qualquer responsabilidade sobre a execução e exposição da obra.
- Disponibilizar clipping com matérias na imprensa, redes sociais, fotos e vídeo do evento.
Acessibilidade
Para o projeto Cinepórtico, as medidas de acessibilidade buscadas serão das áreas comunicacionais, arquitetônicas e atitudinais, conforme Artigo 21 da Resolução SCEIC 01/2024.
Em acessibilidade comunicacional, pretendemos oferecer:
(X) Língua Brasileira de Sinais – Libras
(X) Audiodescrição
(X) Visitas guiadas e inclusivas
(X) Videoguia introdutório com intérprete em libras
(X) Peças para toque em braile
(X) Roteiro com adequação de linguagem simples
Em acessibilidade arquitetônica, buscaremos junto aos espaços expositivos:
(X) Rotas acessíveis, piso tátil e rampas com espaço de manobra para cadeira de rodas
(X) Iluminação adequada
(X) Elevadores adequados para pessoas com deficiência
(X) Corrimãos e guarda-corpos
(X) Banheiros femininos e masculinos adaptados para pessoas com deficiência
(X) Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência
(X) Assentos para pessoas obesas
Em acessibilidade atitudinal, buscaremos:
(X) Capacitar equipes atuantes em projetos culturais com acessibilidade
(X) Contratar profissionais com deficiência
(X) Contratar profissionais especializados em acessibilidade cultural
Contrapartida Social
Em contrapartida social ao projeto CINEPÓRTICO, pretendemos realizar uma “Oficina de Produção Audiovisual em Holografia” destinada a coletivos culturais que realizam atividades em espaços comunitários, a saber o Quilombo da Parada – Instituto Esperança Garcia, na Estância Jaraguá em Taipas, São Paulo. A definição pelo Quilombo da Parada justifica-se pela possibilidade de oferecer serviços culturais e educacionais a camada da população menos favorecida.
A Oficina terá 03 encontros de 03 horas cada, em datas a serem definidas, e último encontro de 01 hora para exibição dos trabalhos realizados, sendo:
a) 01 aula sobre Criação de Roteiro Audiovisual em Holografia.
b) 01 aula sobre Produção de Audiovisual em Holografia.
c) 01 aula sobre Edição e Montagem de Audiovisual em Holografia.
d) 01 encontro para exibição das obras realizadas.
Contatos
producao@okrafilmes.com
11. 98383 6357